O promotor de justiça Eduardo Luiz Cavalcanti Campos expediu recomendação à prefeita de Alagoinha, Maria de Zé Roberto (PSDB), e ao vice-prefeito Alírio Filho (MDB), com prazo de 72 horas, a fim de que removam do site e das redes sociais da prefeitura postagens com cunho de promoção pessoal dos gestores.
De acordo o Ministério Público, eventual desatendimento à recomendação pode caracterizar o dolo necessário para a propositura da ação civil de improbidade administrativa contra a prefeita e seu vice.
No despacho, o representante do MP diz que a investigação constatou a existência de nos canais virtuais do Município de “matérias com conotação de promoção pessoal da gestora municipal e/ou a outros políticos, como o vice- prefeito, atribuindo a realização de obras e/ou prestação de serviços diretamente ao gestor público e não ao ente público, conforme prints constantes nos autos, cuja veracidade foi aferida pelo Ministério Público em varredura nos sites elencados, além de conterem excessivas e desnecessárias imagens dos políticos/gestores.”
Conforme a apuração do promotor de justiça, o “Instagram pessoal do vice-prefeito, pré- candidato, é linkado no perfil oficial do Instagram da Prefeitura de Alagoinha, além de constar elogios, enaltecimento e slogan de campanha (“piloto de foguete que não dá ré”), no canal oficial do Youtube.”
O promotor também ordena a intimação de Maria de Zé Roberto e Alírio Filho para que abstenham-se de “usar, ainda que fora do período eleitoral, fotografias pessoais e promover reportagens em sites ou redes sociais do município, bem como em prédios públicos ou suas repartições, que configurem promoção pessoal do chefe do executivo municipal ou de qualquer agente político ou público, em especial se abstendo de atribuir a si mesmos obras e serviços com o emprego de verbas públicas.”
Desde o final de fevereiro, a prefeita de Alagoinha está afastada. Com isso, o vice tem respondido pela gestão. Ele deverá concorrer à reeleição de prefeito no exercício do cargo. Inicialmente, Maria de Zé Roberto licenciou-se para tratar da saúde. Depois, apresentou nova licença, desta vez para cuidar de assuntos pessoais.
Mín. 20° Máx. 27°