O Instituto Trata Brasil divulgou recente estudo apontando que cerca de 4,4 milhões de brasileiros não têm banheiro; a maioria na região Nordeste do país. Diante da realidade, o presidente Lula afirmou, nesta terça-feira (26), que encomendou ao Ministério das Cidades a elaboração de um programa federal para a construção de banheiros para as pessoas que não possuem o cômodo em suas casas.
O presidente afirmou compreender a realidade de quem não tem banheiro, e pontuou que, mesmo com a discussão sobre a necessidade de corte de gastos, o governo garantirá os recursos necessários para que o futuro programa saia do papel.
“Eu sei o que é uma pessoa não ter um banheiro, banheiro é a coisa mais simples. E como pode ter 4 milhões de pessoas sem banheiro? Eu falei para o Jader [Ministro das Cidades]: pode preparar um programa, porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, disparou Lula, que continuou.
“Depois não venha a Fazenda falar: isso é gasto. Não venha dizer, porque isso não é gasto, é decência, é respeito. Eu vi na televisão as pessoas indo para o mato, sem lugar para tomar banho”, completou o presidente da República.
Mín. 21° Máx. 31°