22°C 34°C
Guarabira, PB

Léa Toscano é empossada para o terceiro mandato de prefeita de Guarabira

O retorno à chefia do Poder Executivo ocorre 20 anos depois de ter governado a cidade

02/01/2025 às 17h47 Atualizada em 02/01/2025 às 19h13
Por: Redação
Compartilhe:
Léa Toscano é empossada para o terceiro mandato de prefeita de Guarabira

A cidade de Guarabira voltou a ser administrada por Léa Toscano. Aos 74 anos de idade e filiada ao União Brasil, a prefeita foi empossada neste dia 1º, em solenidade na Câmara Municipal, no início da noite. Antes, ela participou de missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Aldemiro Sena, na Catedral de Nossa Senhora da Luz. 

A prefeita foi conduzida ao plenário do Poder Legislativo pela vereadora Isaura Barbosa, do seu partido. Em seguida, ao lado do vice-prefeito Raimundo Macedo, Léa prestou juramento e foi declarada empossa pelo novo presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Ferreira (União Brasil).

No início do seu pronunciamento, a prefeita conclamou os vereadores a esquecer as disputas da campanha eleitoral para unir forças em favor de Guarabira, garantindo que não enviará ao Legislativo projeto que prejudique a população carente. "Hoje, eu sou a prefeita de toda a Guarabira, e terei o meu coração sempre aberto."

Léa Toscano lembrou o início de sua vida publica, em 1982, quando o seu esposo, Zenóbio Toscano (já falecido), foi eleito prefeito pela primeira vez. Ela também frisou o orgulho e a importância de ter sido a primeira mulher a governar Guarabira.

Em 1996, Léa Toscano, que havia perdido a disputa de quatro anos antes para Jáder Pimentel, se elegeu prefeita, conquistando mais um mandato nas eleições seguintes, no ano 2000. 

Em diversos trechos de sua fala, a prefeita agradeceu aos 18.059 eleitores que a reconduziram à prefeitura. Ela ainda lembrou o apoio da família e prestou homenagem ao ex-prefeito Zenóbio Toscano, afirmando que ele foi o seu amor, professor e parceiro de sonhos e de luta. "Sua memória estará sempre presente em cada canto dessa cidade."

De acordo com Léa, a gestão dela terá a marca da humanidade, e será técnica, moderna e inovadora. "Pode escrever o que eu estou dizendo. Tia Léa não vai fazer obras mirabolantes. Tia Léa vai querer uma Guarabira sorridente, feliz, como ela é feliz."

Já empossada, Léa Toscano foi à prefeitura, onde participou da solenidade popular de transmissão do cargo. O ex-prefeito Marcus Diogo (PSDB), no entanto, não compareceu. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.