O Papa Francisco teve piora no estado de saúde nesta sexta-feira (28). O pontifíce apresentou um episódio de vômito com aspiração, com início de ventilação mecânica não invasiva, de acordo com comunicado do Vaticano nas redes sociais e por meio boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé.
O Papa de 88 anos está internado desde 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, na Itália, onde deu entrada com um quadro de bronquite que evoluiu para uma broncopneumonia. Ele tinha melhorado nos últimos dias e pela manhã o Vaticano afirmou que sua noite tinha sido tranquila. À tarde, o pontifice teve o agravamento do quadro respiratório.
Leia o comunicado do Vaticano na íntegra abaixo
"Condicões de Saúde do Santo Padre: "No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, resultou em m episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.
O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
A previsão permanece, portanto, reservada. Pela manhã, recebeu a Eucaristia. É o que informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli".
Já pela manhã, a notícia era menos alarmante. "Como nos dias passados, o Papa transcorreu uma noite tranquila e mantém seu repouso, informa a Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro", dizia o texto. Na quinta, Francisco tinha passado por fisioterapia respiratória alternando-a com o descanso, e trabalhou.
O broncoespasmo é a contração das vias aéreas que pode dificultar a passagem de ar para os pulmões e provocar sintomas como tosse, chiado no peito ou falta de ar. Quando grave, o broncoespasmo pode colocar a vida em risco.
Normalmente, o broncoespasmo acontece devido a asma, no entanto também pode ser causado por infecções respiratórias, reações alérgicas ou engasgamento com alimentos ou objetos, especialmente em crianças.
Mín. 22° Máx. 32°